sábado, 2 de abril de 2011

Raposa

Distribuição
As raposas habitam em toda a Europa, ilhas britânicas incluidas, Ásia, América do Norte e em algumas regiões do Norte de África e do Médio Oriente.
Existem também em grande parte do território australiano, excepto numa pequena zona do Norte, para onde foram levadas pelos colonizadores ingleses.

A raposa pode ser encontrada por todo o território de Portugal continental, apesar de ser um pouco difícil observar estes animais nas imediações das vilas e cidades.

Alimentação e hábitos
A raposa é um mamífero carnívoro. Pontualmente, e se a oportunidade surgir, torna-se necrófago. Os ovos também fazem as delícias das raposas, que procuram ninhos de aves silvestres no solo para comê-los.

São animais muito resistentes e com grande capacidade de adaptação. Como não são territorialistas, podem percorrer e adaptar-se a novos territórios, desde que estes tenham comida em abundância. O facto de ser um predador muito astuto, torna também fácil a sua adaptação a qualquer tipo de floresta.

Comem fundamentalmente pequenos roedores, coelhos e aves, como a perdiz.Nas zonas onde existe criação de capoeira, podem muitas vezes introduzir-se dentro das mesmas para aí caçarem as suas presas, criando dificuldades de vizinhança com os humanos por esse motivo.

A raposa é um animal de hábitos crepusculares e nocturnos, pelo que é relativamente fácil encontrá-la na beira das estradas ao anoitecer, embora, por ser muito fugidia, só se veja normalmente a sua característica cauda desaparecendo por entre a vegetação.

A raposa é uma espécie que pode ser caçada entre Outubro e Fevereiro. Como a sua carne não tem qualquer aproveitamento, esta caça serve apenas como troféu para o caçador. Dado o elevado número de animais ainda existentes, esta espécie não é favorecida com nenhuma protecção legal, apenas a proibição da sua caça durante parte do ano.


Tamanho e peso
As raposas podem atingir cerca de 1 m de comprimento e pesar até 10 kg.

Panda Gigante

Distribuição e situação actual
Os pandas gigantes vivem em alguns dos territórios mais altos e inóspitos das montanhas chinesas, junto ao território tibetano, o que, por um lado, tem dificultado a feitura de um levantamento efectivo de quantos animais sobrevivem em liberdade, mas por outro, tem a vantagem de ir protegendo alguns destes animais dos caçadores furtivos.

O panda gigante é um dos animais selvagens mais admirados e adorados em todo o mundo, sendo por esse motivo escolhido como símbolo do WWF ( World Wildlife Fund ), que se dedica à protecção de espécies ameaçadas. De facto, o panda gigante está verdadeiramente ameaçado, embora a sua situação já tivesse sido bastante mais dramática.

Os pandas foram capturados até há alguns anos atrás, uns para serem usados em circos e espectáculos, outros apenas para serem mostrados como troféus de caça, e outros ainda para alimentação humana. Esta sangria, conjuntamente com a dificuldade de sobrevivência da maior parte das crias, levou a que este animal quase fosse extinto. Por outro lado, a necessidade das comunidades locais em aproveitar terrenos férteis para agricultura fez desaparecer algumas florestas de bambu, de que estes animais se alimentam quase exclusivamente, e que têm um crescimento muito lento, diminuindo assim consideravelmente o território disponível para a alimentação da espécie.

Alimentação
Como o bambu é um alimento nutricionalmente muito pobre, os pandas têm de passar grande parte da sua vida a comer, não podendo, por esse motivo, gastar muitas energias. O seu corpo, adaptado a este regime, funciona de forma muito lenta e compassada, pelo que o panda é um animal muito fácil de caçar, tanto mais que, ao contrário de outros ursos, não é violento nem agressivo.

Sabemos hoje que existem ainda algumas comunidades de pandas a viver em liberdade e as autoridades chinesas tudo têm feito para proteger e monitorizar estes animais. Por outro lado, alguns académicos chineses criaram há alguns anos parques protegidos e um programa de apoio às crias recém nascidas, por forma a diminuir a elevada mortalidade que é natural verificar-se nas crias destes animais. Se no princípio os resultados eram desanimadores, e poucos animais sobreviviam, a experiência acumulada e a dedicação exclusiva de alguns biólogos e veterinários a este projecto, fez com que, nos dias de hoje, quase todas as crias sobrevivam. O número de animais recenseados tem vindo a aumentar aos poucos, abrindo uma janela de esperança para o futuro.

Reprodução
As mães pandas fazem, no máximo, uma gravidez por ano, que dura cerca de 9 meses. Nascem um ou dois pequenos pandas com pouca mais de 10 cm e que na maior parte dos casos pesam entre 80 e 90 gramas, sendo portanto muito frágeis para as condições em que vivem.

Tamanho, peso e longevidade
Os pandas medem, em adultos, cerca de 1,55 m, pesam cerca de 150 kg e podem viver 25 anos, embora haja registo de um animal desta espécie que viveu em cativeiro na China até aos 35 anos.

Cavalo: Puro sangue Árabe

O cavalo Árabe tem origem numa zona que abrange todo o Médio Oriente e o Norte de África, não se sabendo ao certo como evoluiu.
Julga-se que pode ter sido apurado nos primeiros séculos da Era Cristã, pelas tribos guerreiras desta área do globo.

O que se sabe ao certo, por pinturas encontradas no Médio Oriente, é que já era montado cerca de 1500 anos aC, portanto será a mais antiga raça de cavalos domesticados conhecida como tal.

Eram basicamente cavalos de guerra, rápidos, ágeis, robustos e corajosos, tendo sido o cavalo de eleição de Napoleão Bonaparte.
A sua polivalência leva que esta raça seja usada em várias tarefas, até porque se encontra bastante difundida pelo mundo, muito bem adaptada a todas as condições climatéricas.
O facto de, durante muitos séculos, se ter desenvolvido em desertos, onde a amplitude térmica é muito grande, conferiu-lhes essas características únicas.

É um excelente cavalo para corridas longas, pela sua grande resistência física, quase inesgotável, e tem a capacidade ímpar de manter uma velocidade constante.

Corajoso, tranquilo e audaz, estas características fazem com que seja um bom cavalo de saltos, e um excelente cavalo de sela e de passeio, sendo especialmente indicado no ensino de futuros cavaleiros.

Quando adulto, pode atingir os 400 kg e ter cerca de 1,55 m de altura média.
As cores mais comuns são: o alazão, o castanho, o preto e o tordilho.

Ratazana

Como animal de companhia
A Ratazana é um animal com um estigma muito forte na sociedade, associado a doenças e pragas de outros tempos e é um dos mais incompreendidos animais de estimação.

Muitas pessoas têm outros roedores como Pets, mas ratazanas é que não, no entanto a Ratazana é um animal muito simples de cuidar, amigável e bastante limpo.

É um animal social e deve ser mantido em grupos do mesmo sexo, nunca sozinho, para além de que se habituada desde pequena é muito devota e amiga do dono. Como animal de estimação existe há mais de duzentos anos e no último século desenvolveram-se muitos padrões e cores diferentes, existindo clubes que fazem exibições no Norte da Europa e na América.

A gaiola
A gaiola deve ser grande, maior do que para outros roedores e resistente, com plataformas e espaço que permitem o movimento. São animais muito curiosos e essa curiosidade deve ser estimulada com brinquedos e brincadeiras com o dono.

Esperança de vida
O seu tempo de vida não é longo e anda em média há volta dos 3 anos.

Alimentação
A ratazana de estimação é um animal omnívoro e come praticamente de tudo. No mercado existem algumas rações próprias, se bem que ainda não em grande número.
Frutas e vegetais podem servir de complemento à dieta. Como em qualquer outro animal deve ter uma dieta equilibrada para evitar problemas de saúde.

Cuidados especiais
Devem ter sticks próprios para mascar e roer de forma a prevenir o crescimento dos incisivos, que crescem continuamente ao longo da vida.

São muito sensíveis a problemas respiratórios, por isso a gaiola deve-se manter o mais limpa possível. Para o forro deve-se utilizar aparas de madeira, mas ter em atenção que estas não devem ficar muito tempo húmidas com a urina, pois isso é prejudicial para as Ratazanas.

Reprodução
Atinge normalmente a maturidade sexual às 6 semanas, mas é melhor esperar pelas 16 no caso de se decidir fazer criação. Como em outros roedores as Ratazanas são grandes procriadoras e podem ter ninhadas de muitos indivíduos (mais de 6 normalmente). Uma fêmea entra em cio a cada 4-5 dias. Machos e fêmeas devem estar separados e juntos apenas durante 1-2 horas para copularem. Se se notar algum sinal de agressão durante este tempo é melhor separá-los.

A gestação dura apenas 22 dias e após o nascimento as crias abrem os olhos ao fim de 14 dias. Devem permancer com a mãe durante as primeiras 4 semanas e só depois separadas. Durante o processo de amamentação a mãe deve ter uma alimentação rica em proteinas.

Os bébés devem ser manuseados diariamente de modo a se acostumarem aos humanos e de no futuro serem muito mais amigáveis e dedicados, pois as ratazanas são animais sociais e devotados ao dono e a interacção com este é muito importante. Após a separação da mãe, devem ser separadas em grupos do mesmo sexo e normalmente dão-se bastante bem entre si nestas condições.

Formiga-carnivora-gigante

Origem
Esta formiga é originária do Maranhão, no Brasil, não se conhecendo outras origens, nem se tendo verificado nenhuma migração ou invasão de outros territórios.

A Dinoponera gigantea é a maior formiga do mundo, pelo menos, é a maior registada até ao momento.

Ao contrário de outras formigas, esta é venenosa e usa o seu veneno para imobilizar e matar pequenos insectos rastejantes, pequenos répteis e até ratos.

Vida nas colónias
Nas colónias desta espécie, não existe uma rainha que já o é quando nasce, a ordem hierárquica é definida depois de uma luta entre algumas das obreiras, tornando-se a vencedora, automaticamente, rainha.Para além de atacar as suas vítimas com o propósito de as comer, esta espécie só ataca com o seu ferrão venenoso quando se sente ameaçada.
Esporadicamente, uma ferradela deste animal pode provocar a morte aos humanos, mas para isto acontecer, a vítima tem, necessariamente, de ser alérgica ao veneno desta espécie.
Este, só por si, não é suficiente para matar uma ratazana, muito menos um humano. Felizmente, para a grande maioria das pessoas a sua mordida é perfeitamente inócua.

Esta espécie vive em buracos escavados no chão, a uma profundidade que varia entre os 2 e os 2,5 m.

A Formiga Carnívora Gigante pode atingir os 3 cm e viver cerca de um ano.

Escorpião dourado

Distribuição
Esta espécie de escorpião é originária da Manchúria, território Chinês no continente asiático. Os escorpiões abrigam-se debaixo de troncos, pedras ou buracos no chão.

Alimentação
O escorpião dourado alimenta-se de insectos, outros escorpiões e minhocas. As suas toxinas não são letais para animais grandes, nos humanos pode provocar dores intensas e mau estar generalizado durante algumas horas, principalmente nas crianças e nos idosos.

Estado de conservação
Desconhecido embora possa ser encontrado em abundância no seu habitat original

Reprodução O fêmea do escorpião dourado gera no seu abdómen algumas dezenas de ovos, depois de eclodirem grande parte deles consegue subir para as costas da mãe onde se mantêm mais protegidos dos seus predadores durante alguns dias, para depois partirem em busca das suas primeiras presas.

Tamanho
Um escorpião adulto desta espécie medirá cerca de 7 a 10 cm.

Longevidade
Máximo 5 anos

Iguana-verde

Origem
A Iguana-verde vive num território que ocupa parte da América Central e da América do Sul.

Em cativeiro
Quando olhamos uma pequena Iguana na montra de uma loja de animais, a primeira impressão que fica é que estamos perante um animal feroz, frio - um dinossáurio em miniatura.
No entanto, este animal de companhia é um amigo que necessita de muita atenção e é extremamente frágil, fora do seu habitat natural.

Muito higiénicos
Curiosamente, estes dóceis animais são o que de mais higiénico podemos encontrar nos animais de companhia.
Não têm cheiros característicos, não fazem barulho e não tentam a todo o custo abandonar o seu local privado, as suas saídas são apenas aquelas que o dono entende que deve ter, e nem por isso se sente abandonado e desfaz metade da casa.

Terrário
Um animal destes, se chegar a adulto, vai atingir cerca de 2,0 m, pelo que, quando fizer a sua aquisição, deve ter isso presente, já que vai necessitar de um grande terrário, com aquecimento e iluminação, que são factores de extrema importância, necessários desde o primeiro instante.

Alimentação
A alimentação deve ser feita com base em vegetais e frutas cortadas aos pedaços, todos os que servem para a alimentação humana, desde que sejam muito bem lavados em água corrente.
É indispensável um complemento de cálcio, que poderá encontrar em qualquer casa que venda alimentação para animais.

Longevidade
Uma iguana em cativeiro pode viver cerca de 15 anos

Anaconda

Distribuição
Também conhecida por Sucuri, entre outros nomes locais, esta grande serpente habita um pouco por toda a América do Sul, desde a floresta amazónica até à Argentina.

Gigante
Conhecida como sendo uma das maiores serpentes do mundo, juntamente com a Piton da Ásia, esta espécie ganhou a fama de ser uma comedora de homens. No entanto, até agora, nunca ninguém viu uma anaconda a devorar um ser humano, e tal como noutros casos, não passam de lendas, que vão passando de boca em boca, e de montagens fotográficas duvidosas. A anaconda é inclusive muito fugidia em relação aos humanos, evitando-os a todo o custo.
Apesar de tudo, temos de considerar essa possibilidade, já que o grande tamanho das fêmeas permitiria que o fizessem com muita facilidade.

Constritora
A anaconda não é uma serpente venenosa, mata por constrição. Depois de apanhar a presa pela zona do pescoço, a anaconda envolve-se em torno do seu corpo e começa a apertar. Sempre que a vítima expira, a anaconda aperta mais, até que a presa deixa em definitivo de respirar e morre.

Alimentação
Da ementa favorita das anacondas fazem parte peixes, aves, capivaras e outros pequenos mamíferos existentes nesta zona. Por vezes, é referido que comem pequenos bezerros e felinos de alguma dimensão, no entanto, curioso é o facto de comerem jacarés, já que aparentemente não se enquadram na sua maneira de caçar.
As anacondas fazem emboscadas nas margens de lagos, rios e pântanos. Quando a sede aperta e os outros animais vão beber água, a anaconda ataca.

Tamanho
Os machos são de pequena dimensão, cerca de 4,5 m quando adultos, já as fêmeas podem atingir os 9 m.

Reprodução
Esta espécie é vivípara, ou seja as crias desenvolvem-se dentro da mãe, saindo quando já estão perfeitamente desenvolvidas e capazes de sobreviver sozinhas. O tempo de gestação é de cerca de 240 dias, nascendo depois até 30 pequenas serpentes.
Nesta espécie, a taxa de mortalidade é muito elevada, podendo haver ninhadas em que nenhum animal sobrevive até à idade adulta, já que nos territórios por elas habitado existem demasiados predadores atentos, que vão das aves até outros répteis, passando pelos humanos.

Longevidade
Uma anaconda pode viver cerca de 30 anos.

Javali

Aspecto
O javali é um animal aparentado com o porco, embora tenha mais pêlo, de cor acastanhada ou listada, para camuflagem, e pernas mais curtas.
Os machos desenvolvem grandes dentes, que servem para a sua defesa.

Distribuição
Esta espécie vive ocupando vastos territórios, onde os indivíduos se organizam em pequenos grupos.
Podem ser encontrados desde a Europa ocidental, até à Ásia e Norte de África. Foram introduzidos por mão humana na América do Norte e até na Nova Zelândia.

Em Portugal, podem ainda ser encontrados em praticamente todo o território continental, à excepção do litoral, onde a construção para habitação e indústria não deixou espaços suficientemente grandes para a sua manutenção.

Em algumas zonas agrícolas, acabam por ser um problema, já que destroem plantações de milho e vinhas, entre outros produtos agrícolas, causando elevados estragos e muitos prejuízos ao produtor.

Em adulto, e quando se sente ameaçado, este animal é extremamente violento.

A sua caça está regulamentada e só é permitida de acordo com a legislação em vigor e com acompanhamento das autoridades responsáveis. Estas caçadas esporádicas, denominadas montarias, são carregadas de simbolismo, já que envolvem toda uma tradição com muitos anos, onde os iniciados têm o papel principal e onde é feito um baptismo sempre que o iniciado abate o seu primeiro troféu.

Alimentação
Estes animais escavam a terra em busca de raízes e tubérculos, e nas zonas onde existe, a bolota também faz parte da sua alimentação. A sua procura por alimentação é feita maioritariamente durante a noite.Durante o dia, vive em tocas, abrigos que escavam no solo com as suas patas.

As fêmeas têm grandes proles, que protegem de forma empenhada e, se necessário, atacando o intruso.

Coelho-bravo

Distribuição
Este animal pode encontrar-se disseminado na Europa, África, Ásia, América, Austrália e Nova Zelândia.
Em Portugal, pode ser observado em práticamente todo o território.

Protegido
Como espécie cinegética, tem sido, em algumas zonas, caçado quase até à exaustão, pelo que foi necessário criar reservas onde a espécie fosse protegida.

Durante longos períodos do ano, a sua caça é proibida sendo essa proibição acatada pela maioria dos caçadores conscientes da necessidade de proteger a espécie e da importância da mesma.

Mortandade
A febre hemorrágica viral tem sido outro dos factores de desaparecimento desta espécie, em alguns locais. Gostam de viver em grupos, que podem atingir os 30 elementos, mas quando o perigo espreita, fogem desorganizadamente, cada um para seu lado, tentando encontrar arbustos densos, que garantam alguma protecção.

A sua cor característica cinzento acastanhado, é uma forma de camuflagem importante para se proteger.O coelho bravo gosta de viver em zonas de erva alta onde se pode proteger dos predadores naturais, e assim alimentar-se em relativa segurança.

Reprodução
A sua reprodução é fácil e frequente, tendo o seu ponto forte no início da Primavera.

Tamanho, peso e esperança de vida
Os coelhos bravos pesam entre 1,5 e 2,5 kg, medem cerca de 40 cm e podem viver cerca de 9 anos.